Home Dicas de viagem Surtos respiratórios: como viajar seguro em tempos de Coronavírus

Surtos respiratórios: como viajar seguro em tempos de Coronavírus

6
1941

O Coronavírus está preocupando pessoas no mundo todo, principalmente aquelas com passagem comprada para os países mais afetados, como a China. Embora o surto ainda esteja limitado a alguns locais do globo, é sempre importante proteger-se de doenças respiratórias, que podem surgir em qualquer continente. Confira algumas dicas de prevenção:

Lave sempre as mãos

Esta pode parecer uma dica muito simples, mas lavar as mãos é um ritual essencial para manter a saúde em dia e evitar o acúmulo de diferentes vírus e bactérias nas mãos, seja em casa ou em viagem. O ideal é lavar as mãos usando água e sabão durante, aproximadamente, 20 segundos, tendo o cuidado de higienizar palmas, dorsos, espaços entre os dedos e embaixo das unhas. Vale também lavar os punhos. O álcool gel é uma boa alternativa quando não houver banheiro acessível.

Invista em passeios ao ar livre

Para evitar o contágio de doenças respiratórias, o melhor é incluir atrações ao ar livre, como atividades de ecoturismo, parques, entre outras. Em ambientes fechados e com muita gente, as probabilidades de se infectar são maiores.

Oriente-se sobre as atividades que pretende fazer

É importante verificar se as atrações que você deseja visitar permanecerão em funcionamento normal durante a viagem, e se as atividades que pretende fazer manterão a programação regular. O Museu do Louvre, por exemplo, fechou durante alguns dias para preservar a saúde de seus funcionários.

Mantenha a imunidade alta

É comum ter baixa de imunidade durante uma viagem, já que saímos da rotina e acabamos descansando menos e comendo alimentos menos saudáveis. Essa pode ser justamente a brecha para ficar doente, por isso, os viajantes devem comer bem, manter-se descansados e não abusar do corpo com muitas caminhadas ou sol. Isso não significa que é impossível aproveitar as férias: basta encontrar o equilíbrio certo. Por exemplo: se comer em um fast food no almoço, invista em um jantar mais saudável e nutricionalmente completo; caso o dia seja muito cansativo, garanta uma boa noite de sono; e assim por diante.

Cuidados com espirros e tosse

Espirrar ou tossir nem sempre significa que a pessoa está doente. No entanto, a melhor maneira de praticar essas ações é cobrindo a boca e o nariz com o braço, mais especificamente no ponto da dobra do cotovelo, ou com um lenço descartável. Assim, a possibilidade de contaminação será baixa. Lenços de pano não devem ser utilizados.

O seguro viagem é imprescindível

Este item é importante em qualquer tipo de viagem, como já falamos aqui. Além de ser exigido para entrar em muitos países, o seguro oferece atendimento médico emergencial adequado em caso de doenças ou imprevistos relacionados à saúde do viajante.

6 COMMENTS

Comments are closed.