Home Dicas de viagem O que você precisa saber antes de viajar

O que você precisa saber antes de viajar

1
693

Viajar é ótimo, não é? E os motivos da escolha por um determinado destino podem variar muito. Uma promoção de passagem aérea, um programa de TV, uma dica do amigo ou mesmo um destino que já estava nos planos há muito tempo.

Não importa a razão, a melhor forma de garantir uma viagem tranquila é com planejamento. E para isso, o melhor a fazer é se informar bem sobre o destino escolhido. A seguir, confira uma série de dicas de tudo que você precisa saber antes de viajar:

Pesquise sobre o destino

Para garantir uma viagem mais tranquila é importante pesquisar a fundo o seu destino e montar um roteiro bem detalhado. Moeda do país, estação do ano e idioma são alguns dos principais itens dessa pesquisa.

Afinal, é essencial estar bem preparado e não ser pego de surpresa durante a viagem. Saber um pouco sobre políticas, tradições e costumes do país também ajuda para não cair em roubadas. Por isso, leia bastante sobre o destino escolhido e junte o máximo de informação possível.

Documentos

Seja um destino nacional ou internacional, é preciso estar atento aos documentos necessários. Se for uma viagem nacional é preciso estar munido de documento com foto válido, seja para embarque em aeroportos ou rodoviárias.

Para viagens em países da América do Sul, que fazem parte do Mercosul, vale apenas documento com foto válido (RG ou carteira de motorista), desde que tenha menos de 10 anos da emissão. Já para viagens internacionais é preciso ter passaporte. Não deixe de conferir as regras de cada país antes do embarque. Alguns exigem que o passaporte tenha validade mínima de 6 meses.

Veja os países que não exigem passaporte de brasileiros. Clique AQUI.

Vistos e vacinas

Além da validade do passaporte, alguns países exigem visto para os brasileiros. Cada país utiliza diferentes critérios e exigências para a entrada e permanência de estrangeiros. Certifique-se junto à Embaixada ou Consulado do país para onde for viajar quais são esses requisitos, dependendo do objetivo da sua viagem.

Veja como tirar visto para diversos destinos. Clique AQUI.

É importante lembrar também que alguns destinos exigem comprovante internacional de vacina contra diferentes doenças, sendo a vacina contra a febre amarela a mais comum. Se este for o caso, o viajante deve providenciar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).

Veja quais são os destinos onde a vacinação é obrigatória. Clique AQUI.

Passagem e hospedagem

Quanto antes a passagem for comprada, maior a chance de você economizar. Mas tem que ficar atento ao voo escolhido, se ele tem escala e conexão, por exemplo. Caso isso aconteça, é preciso saber se haverá imigração, pois você pode precisar de um visto que não estava nos planos. É preciso verificar todas as possibilidades.

A escolha do hotel deve ser de acordo com o tipo de viagem que deseja. O preço é um critério importante, assim como a localização e as condições. Ter fácil acesso a transportes públicos é uma boa opção para ter mobilidade e ainda economizar. Além disso, prefira hotéis com políticas de cancelamento gratuito e cheque sempre as avaliações de outros clientes.

Câmbio

Para não perder dinheiro nas viagens é preciso planejar, e isso inclui também decidir qual moeda levar e o câmbio. As variações e a desvalorização do Real podem confundir na hora da escolha.

Ter a moeda local é essencial para a viagem. E a dica é não deixar para comprar de última hora, já que o câmbio pode estar muito alto. O ideal é comprar um pouco por vez. Assim, na média, você conseguirá um bom preço.

Prefira sempre levar a moeda local do destino, facilita muito. Caso não seja possível, é melhor sempre apostar no dólar, que é uma moeda forte e fácil de trocar em outros países.

Seguro viagem

Estar preparado para contratempos é essencial. Por isso, investir em um seguro viagem é garantir segurança e tranquilidade para toda a família. Além disso, para alguns países da Europa o seguro viagem é obrigatório para os turistas.

O seguro viagem tem um preço bem acessível (custa em média 3% do valor gasto na viagem) e além de proteger a família de doenças e acidentes, ainda cobre extravio de bagagem e cancelamento de viagem – de acordo com o plano contratado.

Veja quais são e por que alguns países exigem seguro viagem. Clique AQUI.

Por enquanto as viagens estão suspensas, devido à pandemia de Covid-19, mas em breve todos vão voltar a viajar. E estar preparado para esse momento é muito importante, não é verdade?

1 COMMENT

Comments are closed.