Home Intercâmbio 5 experiências de viagens que valem mais do que bens materiais

5 experiências de viagens que valem mais do que bens materiais

1
908

Quantas coisas – coisas mesmo, materiais – você consegue comprar com o valor de um intercâmbio? Uma quantidade considerável, provavelmente. Ou, quem sabe, algum único bem, porém de maior valor. Agora, uma nova reflexão: quando você investe em um intercâmbio, está investindo apenas em um curso de idiomas e uma passagem de avião? Com certeza não. Esse investimento é apenas o primeiro passo em direção a uma série de experiências que farão tudo valer a pena.

Que experiências são essas? Vem com a gente que nós vamos contar para você!

1 – A sensação de ser capaz de se comunicar em outro idioma pela primeira vez

Mesmo quando partimos para um intercâmbio com algumas noções do idioma do país de destino, percebemos que, na prática, conseguir se comunicar com um nativo não é tão fácil quanto imaginamos antes da viagem. É por isso que as primeiras conversas que conseguimos manter em nossa segunda língua são tão marcantes. Afinal, elas nos lembram não somente que o investimento está trazendo resultados, como também significa uma integração cada vez maior com a nova cultura.

2 – Experiências radicais que viram história

Pular de paraquedas, fazer uma escalada, percorrer de bicicleta um trajeto icônico: cada país oferece uma quantidade enorme de possíveis aventuras. Permitir-se viver experiências como essas é uma memória inesquecível na vida de qualquer intercambista – e também a garantia de uma boa história para contar futuramente.

3 – Conhecer lugares que antes você havia visto apenas em fotografias

Basta entrar no Instagram por alguns minutos para nos depararmos com inúmeros lugares que adoraríamos conhecer. Há também aquelas cidades que fazem parte do nosso imaginário desde a infância: Paris e Londres, por exemplo, cujas fotografias de seus principais pontos turísticos parecem estar por todos os lugares. A melhor parte é que ver esses cenários de perto é sempre infinitamente mais incrível e emocionante do que sonhamos – é inesquecível o momento em que esses pontos deixam de ser apenas imagens e percebemos que eles são parte do mundo real.

4 – Ter a sua própria rotina em um país novo

Quando partimos para um intercâmbio, levamos conosco inúmeras dúvidas e incertezas a respeito da nova vida que nos espera em um país desconhecido. Entretanto, apesar de todo esse medo de que as coisas deem errado, logo os estudantes percebem que construíram uma rotina sólida e prazerosa no novo lar: um emprego, para os que viajam a países cujo trabalho é permitido, as idas semanais ao mercado, os bares que mais frequentam, os amigos que visitam ao longo dos dias. Tudo isso é um lembrete diário da nossa capacidade de nos reinventarmos em qualquer situação.

5 – Acumular carimbos no passaporte

Quem viaja para um intercâmbio normalmente não se limita a conhecer apenas o país onde estuda. Em vários destinos, as viagens para países vizinhos podem ser feitas de forma mais barata, rápida e fácil do que seria se viajássemos para esses lugares partindo do Brasil. Dessa forma, por que conhecer apenas uma cultura diferente, quando você pode conhecer várias?

Ao somar todas essas oportunidades, experiências e sensações, você não acha que, afinal, um intercâmbio tem um valor inestimável? Ao contrário dos bens materiais, essas experiências de viagem engrandecem a alma e nos trazem felicidade duradoura. Quer mais motivos pelos quais vale a pena investir em um intercâmbio e partir para o mundo? Por aqui você encontra vários textos como esse.

1 COMMENT

Comments are closed.