08/01/2019

5 dúvidas frequentes sobre seguro viagem

Muitas pessoas ainda não sabem para que serve o seguro viagem ou se ele é realmente necessário, e acabam deixando de lado esse item que é essencial na hora de viajar. Para você não sair no prejuízo, listamos e respondemos as principais dúvidas sobre o tema.

O seguro viagem é obrigatório?
Depende do destino! Na Europa, a maioria dos destinos exige que os turistas tenham um seguro viagem com cobertura mínima de € 30 mil; além deles, Venezuela, Cuba e Equador também têm regras específicas. Mas é importante lembrar que, mesmo não sendo obrigatório, o seguro é extremamente necessário. Os Estados Unidos, por exemplo, têm o sistema de saúde mais caro do mundo, e até uma gripe pode resultar em um grande prejuízo para quem viaja desprotegido.

Como escolho o valor da cobertura?
A principal característica a que se deve ter atenção ao escolher um seguro viagem é o valor da cobertura para despesas médicas e hospitalares. Nos nossos produtos, elas podem chegar a até 1 milhão. Quanto mais cara a moeda e o sistema de saúde do destino, maior ela deve ser. O destino que pede cobertura mais alta é os Estados Unidos. Além disso, para mulheres grávidas ou pessoas com alguma doença preexistente, é conveniente contar com uma cobertura mais robusta.

Preciso de alguma cobertura adicional?
Coberturas adicionais são opções personalizadas para quem quer produtos mais específicos, e podem complementar bem o seguro contratado. Entre as nossas garantias adicionais, há o seguro de laptops e smartphones, uma boa pedida para quem viaja com o notebook para trabalhar, por exemplo.

Quando devo acionar o seguro?
Os produtos têm diferentes coberturas e, por isso, há situações específicas que podem cobrir ou não. Os principais casos são de assistência médica e odontológica, quando se deve entrar em contato com o seguro para que eles o encaminhem para os prestadores autorizados. Assim, o segurado será atendido sem precisar pagar nada.

Como faço para acionar o seguro?
Existem várias formas de acionar a nossa assistência: pelo telefone (que aceita ligações a cobrar), por e-mail ou mesmo por chat ou SMS. Também temos um aplicativo para celular, o APRIL Móvel, em que você encontrará dicas de viagem, todos os dados do produto contratado e até um canal direto para contatar o seguro.