Home Dicas de viagem 5 dicas para treinar um novo idioma antes do sonhado intercâmbio

5 dicas para treinar um novo idioma antes do sonhado intercâmbio

4
655

Fazer intercâmbio é, com certeza, uma das viagens mais sonhadas e mais bem planejadas das nossas vidas. Envolve tantas coisas, desde o tempo até o dinheiro que será investido. E quando acontece um imprevisto? Devo desistir de tudo, dos meus sonhos e da minha viagem? Não é preciso! Você pode simplesmente adiar e seguir com o planejamento.

Com a pandemia do novo coronavírus neste início de 2020, os intercambistas que estavam com suas viagens marcadas para o primeiro semestre terão que adaptar os planos.

Nesse post vamos dar dicas de como segurar a ansiedade de viajar e esperar a hora certa.

Que tal começar a treinar o inglês, espanhol ou francês desde já? Essa é uma excelente dica para ir se preparando e não passar aquele perrengue quando a viagem começar. Vamos às dicas:

1 – Filmes e músicas

Uma dica muito boa para treinar é ver filmes com legendas no idioma que você irá estudar (inglês, espanhol, francês ou outro). É uma forma muito usada para treinar os ouvidos. Quando lemos o que estamos ouvindo parece que tudo faz mais sentido.

Vale o mesmo para os seus seriados favoritos. Sabe aqueles episódios que você já até sabe o que os personagens vão falar? São ideais para melhorar o idioma que será aprendido.

Outra dica é fazer o mesmo com músicas. Pegue aquela sua música favorita e acompanhe lendo a letra em inglês, espanhol, francês… Você vai ver que esse método é muito útil, e muito legal, para treinar.

2 – Livros e artigos

Treinar a leitura é outro método bastante eficaz para melhorar o entendimento do novo idioma. Vale ler um livro (comece com livros infantis, são excelentes para os iniciantes), um artigo de jornal ou revista, de preferência textos curtos e mais simples.

Histórias em quadrinhos também valem. O ideal é que você conheça palavras novas e aumente seu vocabulário. Anote as palavras que não conhece e veja seu significado no dicionário. Você vai perceber seu inglês, espanhol ou francês melhorarem muito.

3 – Frases prontas

Uma das coisas que podem salvar sua vida em uma viagem é aprender algumas frases básicas, que poderão te ajudar no dia a dia no exterior, como perguntar onde fica o metrô ou a lanchonete mais próxima.

Você pode anotar essas frases e depois repetir em voz alta. Essa técnica ajuda a falar mais naturalmente. E não tenha medo de errar, afinal você não é um nativo.

4 – Telefone

Seu celular pode ser um grande aliado no aprendizado de um novo idioma. Para isso, basta mudar o sistema operacional para o inglês ou outro idioma, por exemplo. Aproveite e mande mensagens em inglês, espanhol ou francês para aquele seu amigo fluente. Ele pode te ajudar muito e os dois saem ganhando.

Você também pode baixar um aplicativo para te ajudar. Existem muitos gratuitos que podem ser uma boa base de aprendizado. O ‘Duolingo’ e o ‘Aprenda a falar outras línguas’ são aplicativos que reúnem diversos idiomas. O ‘SpeakingPal’ é um app de curso de inglês e o ‘HelloTalk’ é um aplicativo de mensagens que você escolhe o idioma e busca quem está online para conversar.

5 – Dedicação

Todas essas dicas são muito úteis e bem fáceis. Mas tem uma palavrinha que é muito importante para quem quer de verdade aprender outra língua: dedicação. Você só vai sentir uma melhora se treinar todos os dias. Não precisa ser muito tempo, separe uns minutinhos do seu dia para fazer uma imersão no idioma. Já vai ajudar muito.

E aí, curtiu as nossas dicas? Aproveite e veja outras recomendações aqui no blog sobre intercâmbio.

Planejamento de intercâmbio: tudo o que você precisa saber

Checklist de intercâmbio: itens indispensáveis para viajar

E lembre-se: não perca nunca a vontade de viajar e conhecer novas culturas e idiomas. Viajar é uma experiência incrível!

4 COMMENTS

Comments are closed.